top of page

Promover a fluência verbal nas crianças

Atualizado: 30 de mai. de 2023

A fluência envolve a velocidade, o ritmo e a melodia com que falamos. A fluência varia e depende de variados fatores. Durante o processo de aquisição da linguagem a criança ainda se encontra a desenvolver a fluência e podem verificar-se pausas, hesitações ou repetições no seu discurso e é considerado normal no desenvolvimento, se decorrer entre seis meses a um ano. Por isso, é importante estar atento e recorrer a terapeutas da fala especializado na área da fluência quando surgem dúvidas.


Seguidamente apresenta-se um conjunto de estratégias que ajudarão a promover a fluência da criança:


- Falar com calma e pausadamente, sem pressa: a sua fala deverá ser relaxada, lenta e suave;

- Não terminar, completar ou adivinhe palavras/frases pela criança: dê-lhe tempo para falar e evite comentários como “tem calma”, “fala devagar”, “pensa antes de falar”.

- Suavizar a troca de turnos: muitas crianças tentam iniciar o discurso rapidamente e garantir que estão a ser escutadas. Forneça um modelo facilitador. Espere alguns segundos após a criança acabar de falar antes de tomar a sua vez. Transmita este modelo à restante família de forma a respeitarem a vez de cada um falar.

- Colocar menos questões: ao invés de colocar questões, opte por fazer comentários sobre o que a criança está a falar e mostre que a está a ouvir. Sentir que é escutada é um excelente reforço positivo para a sua comunicação.

- Usar a expressão facial e corporal: mostre que o foco da sua atenção reside no conteúdo e não na sua fala. Controle as expressões faciais de desagrado ou preocupação, suspiros, riso…Aja da mesma forma quer fale de forma fluente ou disfluente.

- Criar um momento especial de comunicação e promover a autoconfiança: dedique algum tempo todos os dias para falar com a criança, sem televisão, telefone etc. Use uma fala relaxada, suave e com bastantes pausas. Elogie competências não relacionadas com a fala, como o facto de desenhar bem, ser boa desportista etc. Assim estará a reforçar a confiança da criança.

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page