Birras? Saiba o que fazer em cada idade



As birras são um ponto comum a todos os pais e a todas as crianças. Quase todos os pais já passaram pela "vergonha" de ter o seu filho a fazer uma birra. Mas o que fazer? Como reagir?

A primeira coisa a entender é que as birras são um ponto essencial do desenvolvimento da criança, contudo, devem ser geridas da forma mais eficaz possível e de diferentes modos em cada idade. As birras devem-se à agressividade, um instinto básico ao ser humano e, por isso, naturalmente presente mas que vamos aprendendo a controlar à medida que crescemos. Vejamos então:


- Até aos 6 meses: a agressividade é uma das formas de o bebé comunicar, uma vez que ainda não realizou a aquisição da fala. Assim, comunicará através do choro e dos gritos, manifestando a sua frustração, dor, fome ou outra necessidade. Alguns estudos demonstram-nos que, as dificuldades na relação pais-bebé, negligência ou pouca estimulação se relacionam fortemente com os problemas da agressividade.

Assim: nesta fase, a criança deseja atenção, por isso, conforte o bebé e seja amável. Transmita segurança e conforto ao mesmo tempo que lhe proporciona momentos de estímulo através de interações como conversar, olhar, ouvir música, etc.


- Até 1 ano: nesta idade, as crianças demonstram a sua agressividade através das mordidas, pontapés ou empurrões. O bebé pode agir assim com objetos ou com pessoas. É uma forma de demonstrar a sua frustração ou de conseguir o que quer. Nesta fase, a criança ainda não desenvolveu a capacidade de compreender o outro pois vive centrada em si.

Assim: os pais devem mostrar-se calmos mas transmitir a sua desaprovação de modo a que a criança vá sentindo a necessidade de autocontrolo. Quando a criança morde ou bate, não tenha medo de usar o "não" de forma firme mas amável, mantendo-o até à correção do comportamento, que poderá demorar mais ou menos tempo. Não se esqueça, é importante começar a disciplinar desde cedo e mal estes comportamentos comecem. Quanto mais estes comportamentos se enraizarem, mais difícil será a sua mudança.


- De 1 a 3 anos: nesta idade, as crianças expressar-se-ão mais através de comportamentos agressivos como bater e tirar objetos aos outros. É uma fase de ocorrências de várias birras e pode estar associada à falta de atenção, de regras ou existência de um ambiente stressante.

Assim: independentemente de os comportamentos de birra poderem estar a aumentar nesta idade, ajude o seu filho a encontrar outras formas de conseguir as coisas, explique as regras de forma clara, bem como a consequência do seu incumprimento. Não humilhe o seu filho e seja afetuso, reforce o comportamento correto, transmita segurança através do contacto físico como o abraço, verifique as interações do seu filho e use a linguagem adequada à idade. Explique o pedido de desculpa, o remediar os danos e a retirada de privilégios.

Não se esqueça...o segredo está no equilíbrio entre a disciplina e o afeto!


#birras

0 visualização