top of page

Aproveite os primeiros meses de vida do seu bebé


Ter um filho é algo fantástico e que muda radicalmente a vida de uma pessoa. A relação com o bebé deve começar a ser estabelecida mesmo antes do nascimento e consolidada aquando da sua chegada. A compreensão do bebé como um ser independente é de extrema importância para a compreensão do seu funcionamento. É importante que, antes de fazer seja o que for, se tente compreender aquilo que o bebé quer transmitir e, quando os pais o conseguem sentem-se mais confiantes relativamente ao seu papel de pais.

Quando tal não é possível, podem tentar de forma diferente e olhar para cada momento “menos positivo” como uma oportunidade de aprendizagem. Sabendo que o desenvolvimento infantil é pautado por avanços e recuos, os pais devem ajudar-se uns aos outros, começando ainda no processo de gravidez com a troca de experiências entre casais. Esta possibilidade de aprender uns com os outros pode ser um potenciador da relação entre pais e filhos. Valorize as suas capacidades e pontos fortes. Todos nós somos influenciados pelas experiências enquanto filhos e, tais situações vão influenciar o comportamento relativo ao bebé. É portanto necessário refletir sobre o que estará correto e aquilo que carece de alterações ou correções.

Todavia, não raras vezes, a gravidez e nascimento do filho pode gerar alguma ambivalência no casal. É importante aprender a gerir estes sentimentos negativos e centrar-se nos aspetos positivos, sobretudo em momentos de crise no desenvolvimento do bebé. Por fim, aproveite esta relação que se está a criar e oiça o seu bebé pois, ele vai dizer-lhe que tipo de pai/mãe está a ser.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page