top of page

“Ups… ainda não cumpri as metas que tracei!”

“Ano novo, vida nova!” Todos nós, em algum momento das nossas vidas, pensámos e verbalizámos esta célebre frase.

A mudança de ano traz consigo a tão desejada possibilidade de mudar algumas coisas e de traçar novas metas, é uma altura muito ansiada e parece-nos que era mesmo deste dia que estávamos à espera para começar. Seja um novo projeto, uma nova forma de vida ou apenas uma dieta, sentimos que já podemos começar. Traçamos objetivos, sonhamos alto e achamos mesmo que vai ser desta.

No entanto, passados seis meses, metade de um ano, ainda não cumprimos as metas pessoais que até escrevemos. Questionamos a nós mesmos o que haverá de errado connosco… Mas rapidamente encontramos uma resposta extrínseca que pode justificar o facto de ainda não termos conseguido: “Foi a mudança de trabalho!”, “É sempre tudo a correr”, “O covid estragou tudo”, mil e uma justificações para ainda não ter sido desta.

Esquecemo-nos de que sendo objetivos pessoais dependem, em grande parte, de nós mesmos, mas o que estará a falhar?! Talvez seja a facilidade com que nos entusiasmamos e definimos metas “estapafúrdias” que sabemos que não vamos conseguir alcançar, mas queremos muito.

Deixo-lhe algumas estratégias que podem ajudar na próxima vez que quiser traçar algumas metas:

• Seja realista – ser demasiado ambicioso no delinear dos nossos objetivos facilmente fará com que não os consigamos realizar e consequentemente acabemos por desistir destes, pois são inalcançáveis.

• Seja concreto – quando as nossas metas são muito abstratas rapidamente perdemos o “fio à meada” e torna-se muito difícil alcançar o que estabelecemos, tente substituir o “perder 10kg” por “perder 1kg por mês”, “ter um estilo de vida saudável” por “comer sopa a todas as refeições” ou “fazer exercício 3 vezes por semana”, “ser mais empático” por “questionar os outros sobre como se sentem naquele dia”.

Defina etapas e não desmotive – precipitadamente desistimos de algo se não vemos resultados imediatos, pois parece-nos uma perda de tempo, no entanto, se as nossas metas forem definidas por etapas e não como um resultado global, mais facilmente continuaremos o caminho para as alcançar.

E estas estratégias que lhe dou podem resultar em outros aspetos da sua vida, a nível profissional e até relacional.

Talvez para o ano seja mesmo desta, mas se não for, importa que continuemos a definir metas e objetivos porque são eles que nos movem. E não se culpabilize tanto, se não cumprir tudo à risca e não alcançar imediatamente as metas que estabeleceu, terá um ano inteiro para o fazer, continue a tentar.

E se precisar da nossa ajuda? Estamos cá para o receber.

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page