Ano novo, Despensa nova!


PRIMEIRO PASSO: Livre-se de tudo o que tem em casa e não é saudável. Por vezes, temos dificuldade em perceber o que não é uma boa escolha…


1. Vem numa embalagem e tem validade superior a um mês?

2. Tem uma longa lista de ingredientes?

3. Menciona na lista de ingredientes, açúcar/sal/gordura?


Se respondeu Sim à maioria das perguntas está

na altura de mudar essa realidade! Como?


- Faça uma lista de compras do que efetivamente precisa

- Passe apenas nos corredores do supermercado onde tem os produtos que precisa

- Faça compras sem fome!

- Se possível vá às compras pelo menos 1 vez/semana

- Esteja atento à lista de ingredientes (outras formas “escondidas de açúcar”, se acabar em “ose” ou tiver o nome “xarope”. Outras formas de referir gordura (óleo vegetal, óleo parcialmente hidrogenado, óleo de palma/milho/soja, gorduras trans ou interesterificadas, pasta de cacau, lecitina de soja, gema de ovo).



Dicas | Base das compras


Frutas e vegetais - procure variar e adquirir os da época. Caso não tenha possibilidade de adquirir mais do que uma vez/semana vegetais frescos pode optar pelo congelados desde que não sejam transformados (ex: esparregado).

Cereais e grãos integrais - pão escuro, aveia, quinoa, trigo sarraceno, arroz integral, espelta, bulgur, batata-doce e leguminosas (grão, feijão, ervilha, lentilha).

Nozes e sementes sem adição de sal/açúcar - enriquecem a alimentação em fibra, proteína, gorduras “boas”, vitaminas e minerais únicos.

Gorduras saudáveis, vinho e cerveja - prefira o azeite virgem extra como base dos seus cozinhados e temperos. Outras opções saudáveis são o abacate e o óleo de coco virgem. Quanto às bebidas alcoólicas, estão há muito na nossa cultura e são fonte de prazer e descontração, beba moderadamente, 1 a 2 vezes/semana.

Fontes de proteína animal - alterne entre ovos, carne de vaca, frango, peru, pato e coelho sem pele, peixe fresco ou congelado capturado em alto mar.


Inicie o novo ano, nutrindo-se de saúde!

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