top of page

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO DIA A DIA

Atualizado: 6 de jun. de 2023

Cada vez menos são implementadas rotinas de leitura no dia a dia das nossas famílias. Substituímos o prazer da leitura de um jornal, de um livro ou de um conto infantil, pelo ecrã das nossas televisões, dos telemóveis ou dos tabletes. É uma realidade que é difícil de evitar e ainda mais de sair.

Mas… Porque é que é tão importante o hábito de leitura??

Ler é uma atividade com múltiplas funções…

Podemos ler por entretenimento, para nos informarmos e/ou aprendermos algo! A leitura também nos permite desenvolver diferentes habilidades e contribui para a nossa saúde mental.

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

A leitura de um livro, seja ele de que tipo for, permite-nos refletir sobre os nossos princípios, valores, pensamentos e atitudes.

CRIATIVIDADE

A leitura estimula a criatividade pois, ao lermos sobre variados temas, estamos a expor-nos a diferentes realidades que nos permitem desenvolver e aprender mais e assim desenvolver diferentes ideias.

INFORMAÇÃO

Este é seguramente um bom motivo para nos fazer ler! Existem livros sobre os mais variados temas, que nos permitirão aprender sempre algo novo.

RELAXAR

Ler é uma das melhores formas de relaxar e de melhorar a nossa longevidade! Basta pensarmos na imagem de alguém sentado num confortável sofá, com silêncio ou música ambiente, com um livro nas mãos e a ler. É precisamente esta a sensação que a leitura deve dar às pessoas, sensação de calma.

SOLIDÃO

Os leitores não chegam a sentir solidão, pois no momento em que estão sozinhos, lembram-se sempre do seu companheiro livro, que os ajudará a entreter e a distrair.

LER EM QUALQUER IDADE

Existe uma grande variedade de temas e de forma de apresentação de conteúdos nos livros para que se possa oferecer esta forma de conhecimento a todas as pessoas, desde os bebés até aos recém-nascidos!

CAPACIDADE DE EXPRESSÃO VERBAL E ESCRITA

A leitura enriquece consideravelmente o vocabulário, tornando os leitores pessoas com maior destreza verbal! Além disto, os leitores têm também uma melhor capacidade em expor as suas ideias na forma escrita, pois são expostos a diferentes informações neste formato. Para não falar do conhecimento geral que já foi falado anteriormente, que vai permitir maior capacidade de desenvolver diferentes temas oralmente ou na forma escrita.

MEMÓRIA E CONCENTRAÇÃO

Com a leitura de um livro desenvolvemos a capacidade de memorizar a informação dos capítulos anteriores para que consigamos dar continuidade à leitura com sentido.


São muitas as razões para introduzir a leitura no nosso dia a dia! O primeiro passo e mais importante é criar este hábito e depois desenvolver estratégias para o introduzir nos nossos dias (definir uma determinada hora para ler, um tema que goste, ter o livro sempre consigo).


Experimente e desfrute da companhia de um bom livro!

56 visualizações0 comentário
bottom of page