Adriana Pereira

Terapia da Fala

Sobre Mim

"Sempre quis enveredar e dedicar-me a uma área que me permitisse ajudar crianças. Descobri a Terapia da Fala. Com ela descobri, também, que para além das crianças, intervimos em todas as faixas etárias: bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atuamos na prevenção, avaliação e intervenção em pessoas, com ou sem patologia, em diversas áreas.

Tenho desenvolvido a minha experiência profissional em Clínicas, Agrupamentos de Escolas e em Equipas Locais de Intervenção Precoce, integradas no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância. Considero que foi nestas Equipas que mais cresci enquanto pessoa e profissional, pelo trabalho transdisciplinar desenvolvido, pela partilha de experiências entre profissionais e pela estreita articulação entre intervenientes.

Na minha intervenção desenvolvo uma relação empática, que considero uma das mais importantes caraterísticas no trabalho com o outro. Tenho em consideração os interesses, necessidades e preocupações manifestadas pelo paciente e/ou família. A par do trabalho direto, desenvolvo e potencio a intervenção indireta, que considero fulcral no cumprimento dos objetivos. 

Movo-me pelo crescimento e aprendizagem constantes, aprendo todos os dias com cada caso, com cada família e com cada profissional que me cruzo."

Formação Académica e Profissional

  • Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria 

  • Pós-Graduação em Motricidade Orofacial

  Áreas de Atuação

Comunicação

Linguagem oral

Leitura e escrita

Articulação

Voz

Fluência

Motricidade Orofacial