
Terapia da Fala
A Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados, incluindo todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não verbal. Conjuga conhecimentos de várias áreas científicas, desde as ciências médicas às ciências do comportamento.
Engloba ainda a prevenção, avaliação e tratamento da deglutição e motricidade orofacial. Esta especialidade destina-se a indivíduos de todas as idades, desde a neonatologia à geriatria.
Através de técnicas especificas, é feita uma avaliação de cada situação e delineado um plano de intervenção. Este plano é direcionado ao cliente, mas pode também englobar os familiares, professores, cuidadores ou outros.
Terapia da Fala Pediátrica
A terapia da fala em bebés é realizada sobretudo em casos de prematuridade, dificuldades na comunicação e na alimentação.
Em crianças e jovens, foca-se nas alterações da linguagem (leitura e escrita), voz, fluência, deglutição e motricidade orofacial.
No caso da Terapia da Fala Pediátrica, é realizado um trabalho colaborativo entre o profissional, a criança, os seus cuidadores e professores.
Terapia da Fala em Adultos e Idosos
Nesta faixa etária, a terapia da fala atua nas perturbações da linguagem e da fala adquiridas (doenças degenerativas, AVC, acidentes), nódulos, pólipos, gaguez, entre outros.
Uma comunicação alterada interfere em várias áreas do funcionamento humano e do relacionamento interpessoal.

Áreas de intervenção
Comunicação
Linguagem oral e escrita
Articulação e fluência
Disfagia
Afasia
Apraxia
Gaguez
Lesões em cordas vocais
Doenças degenerativas e demências
Autismo
Desenvolvimento infantil
Voz
Deglutição
Motricidade orofacial
Dislexia, discalculia, disortografia