Image by Robin Spielmann

Terapia da Fala

A Terapia da Fala é a área da saúde responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e problemas relacionados, incluindo todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, assim como formas de comunicação não verbal. Conjuga conhecimentos de várias áreas científicas, desde as ciências médicas às ciências do comportamento.

 

Engloba ainda a prevenção, avaliação e tratamento da deglutição e motricidade orofacial. Esta especialidade destina-se a indivíduos de todas as idades, desde a neonatologia à geriatria.

Através de técnicas especificas, é feita uma avaliação de cada situação e delineado um plano de intervenção. Este plano é direcionado ao cliente, mas pode também englobar os familiares, professores, cuidadores ou outros.

Terapia da Fala Pediátrica

A terapia da fala em bebés é realizada sobretudo em casos de prematuridade, dificuldades na comunicação e na alimentação.

Em crianças e jovens, foca-se nas alterações da linguagem (leitura e escrita), voz, fluência, deglutição e motricidade orofacial.

No caso da Terapia da Fala Pediátrica, é realizado um trabalho colaborativo entre o profissional, a criança, os seus cuidadores e professores.

Terapia da Fala em Adultos e Idosos

Nesta faixa etária, a terapia da fala atua nas perturbações da linguagem e da fala  adquiridas (doenças degenerativas, AVC, acidentes), nódulos, pólipos, gaguez, entre outros. 

Uma comunicação alterada interfere em várias áreas do funcionamento humano e do relacionamento interpessoal.

 Áreas de intervenção

Comunicação

Linguagem oral e escrita

Articulação e fluência

Disfagia

Afasia

Apraxia

Gaguez

Lesões em cordas vocais

Doenças degenerativas e demências

Autismo

Desenvolvimento infantil

Voz

Deglutição

Motricidade orofacial

Dislexia, discalculia, disortografia