Psicologia Infantil e Juvenil
A intervenção faz-se de forma precoce e preventiva. Intervir na infância é ajudar a construir o futuro de cada criança.
O desenvolvimento infantil é marcado por diferentes etapas e, em paralelo com o crescimento físico, a criança desenvolve os seus traços de personalidade e as suas esferas emocionais e comportamentais.
Este desenvolvimento é influenciado por uma componente genética, mas também por experiências de vida, estilos parentais, relacionamento com os pares, entre outros. Todos estes fatores podem potenciar o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, mas também gerar dificuldades na aquisição de competências necessárias a cada etapa de desenvolvimento. É neste enquadramento que as crianças e jovens podem evidenciar problemas de comportamento, dificuldade na gestão e controlo emocional, dificuldades de aprendizagem, ansiedade, dificuldades nos relacionamentos com os pares, entre outras problemáticas.
Na consulta de psicologia infantil e juvenil é avaliado o comportamento e o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social, permitindo identificar dificuldades e potencialidades, trabalhando de forma preventiva, indo ao encontro das dificuldades e melhorando o prognóstico.
Tendo em conta a vertente sistémica, acreditamos que trabalhar com as famílias é essencial pois todas as famílias têm as suas particularidades, isto é, todas as famílias são únicas. Como tal, olhamos para a família como um espaço privilegiado para potenciar a comunicação, as relações interpessoais, as vivências afetivas e superar as dificuldades inerentes. No Centro Catarina Lucas o trabalho não se centra apenas na criança ou no jovem, mas sim no trabalho articulado entre psicólogo, criança/jovem e família.
Diana Fonseca
Coordenadora do Núcleo Infantil e Juvenil
Áreas de intervenção
-
Hiperatividade e Défice de Atenção
-
Ansiedade, fobias, ansiedade de desempenho, ansiedade de separação
-
Dificuldades gestão/controlo emocional e instabilidade
-
Problemas comportamentais, birras, oposição e indisciplina
-
Dificuldades no relacionamento interpessoal
-
Dificuldades no controlo dos impulsos e agressividade
-
Sintomas depressivos
-
Perturbações alimentares - anorexia, bulimia e outros
-
Insucesso e desmotivação escolar
-
Dificuldades de aprendizagem
-
Dificuldades no processo de leitura e escrita
-
Enurese e Encoprese
-
Divórcio dos pais e luto
-
Avaliação psicológica
-
Método de estudo e gestão do tempo
-
Orientação Vocacional