Terapia familiar em de tempos de COVID. O que é terapia familiar, para que serve?



A pandemia trouxe, para algumas pessoas, ansiedade, imprevisibilidade e tensão. Não somente individualmente, mas também nas relações com os outros. Perante situações de grande ansiedade podemos tender a isolar-nos ou comportamentos de evitamento ou, por outro lado, discutir com aqueles que estão mais próximos. O confinamento em família pode precipitar situações de difícil gestão emocional.

Estas situações podem resultar em crise, quer ao nível individual, quer familiar. Isto acontece porque, sendo inesperadas, essas situações trazem novos sentimentos e apreensões. Neste momento, a coesão e força da família podem ser postas à prova. Os sintomas, comportamentos, conflitos podem causar impacto na família e desencadear novas preocupações.

A consulta de Terapia Familiar serve para a família, em conjunto com um terapeuta familiar, procurar saídas alternativas àquelas que até aí não se revelaram eficazes. Incide na ideia de que os indivíduos e os seus problemas são melhor compreendidos tendo em conta os seus contextos. De que a família enquanto sistema é composto por elementos que têm relações entre si e que potenciam o desenvolvimento uns dos outros, ou seja, o que acontece com um elemento vai influenciar o outro.

A consulta de Terapia Familiar é um espaço onde o crescimento emocional de cada um dos elementos da família acontece em simultâneo com o crescimento da mesma.

Para mudar é preciso ter tempo. Tempo para tentar estratégias novas, diferentes das tentadas até então e a relação do terapeuta e da família é muito importante nesta mudança. Em equipa trabalham para repor um equilíbrio familiar.

Pode ser importante procurar consulta de terapia familiar quando se verificam:

- Sentimentos constantes de insatisfação nas relações familiares

- Situações de conflito recorrentes

- Problemas com o comportamento das crianças

- Dificuldades de comunicação com o(a) namorado(a), cônjuge, filhos, pais, ou outros elementos da família

- Stress familiar devido a doenças


0 visualização