Sabe controlar as suas emoções?

Quem nunca passou por situações de conflito e de grande descontrolo emocional? No dia-a-dia é natural encontrar situações de algum conflito, que o 'tiram do sério' e quase o fazem 'perder a cabeça'.


Quando somos atacados, criticados, insultados ou provocados, temos tendência para responder na 'mesma moeda', mas isso não é benéfico nem para nós nem para resolvermos a situação, só fará escalar mais e mais esse mesmo conflito. À capacidade de gerir de forma adequada as suas emoções, assim como a dos outros à sua volta, dá-se o nome de controlo emocional. Controlar as emoções também pressupõe a produção de emoções positivas (por exemplo: 'Hoje vou decidir estar de bom humor porque me apetece, em vez de mau humor sem saber porquê') e o saber manter a calma, "contar até dez" antes de dizer algo de que nos arrependamos, respirar fundo, fazer humor de algo menos agradável que nos acontece, conseguir tolerar a frustração quando não conseguimos atingir algo que gostariamos, ou seja, mantermo-nos no nosso lugar de forma adequada e sem ultrapassar limites.


Controlar as emoções é essencial para interargirmos com os outros diariamente, mas, para algumas pessoas, não é assim tão fácil e é necessária alguma aprendizagem, treino, muito esforço e tempo. Portanto é importante que se sinta motivado, se esforce e se dedique para obter os resultados que deseja, com estes ingredientes é sempre possível aprender e chegar lá.


Para um controlo emocional eficaz é preciso começar por aprender a manter a calma, ficam algumas estratégias que poderá tentar aplicar para esse efeito:


1. Deixe passar algum tempo


Quando se sentir muito irritado experimente contar até dez ou até mil, dependendo do seu grau de irritação. Ou, se preferir, por vezes, é benéfico deixar até passar dias inteiros até responder à pessoa que o aborreceu de alguma forma. Não responda de 'cabeça quente', páre e respire fundo primeiro.


2. Atitude positiva,optimismo e sentido de humor

Nem sempre é fácil, mas tentar ver o lado positivo das situações ajuda imenso. Se tentar fazer humor de situações menos agradáveis que lhe acontecem vai ver que é mais fácil manter a calma.


3. Ver as coisas de forma diferente


As situações podem ter diferentes perspectivas. Tentar ver uma perpectiva diferente poderá ajudar a mudar a forma de pensar sobre o problema, que pode até deixar de deixar de ser um problema.


4. Procurar soluções para os nossos problemas


Se existe um problema, muito provavelmente, este tem solução. Então, deve procurá-la seguindo os seguintes passos:

- Pense em várias soluções;

- Procure os prós e os contras dessas soluções;

- Escolha, naturalmente, a que tenha mais pró que contras;

- Passado algum tempo, pense se está certo ou errado. É importante, pois perceber os erros é a melhor forma de aprender.


5.Respirar fundo e descontrair


0 visualização