top of page

Porque é que os pais se divorciam?

Existem muitas razões pelas quais os pais se divorciam. Em geral, o divórcio ocorre quando os casais sentem que não podem mais viver juntos por causa de continuas discussões e mal estar ou porque o amor que sentiam um pelo outro quando se casaram mudou. Normalmente não é fácil para os pais decidirem divorciar-se. Podem levar bastante tempo a tentar resolver os problemas antes de tomarem essa decisão. Mas, às vezes, não conseguem resolver esses problemas e consideram que o divórcio é a melhor opção.

Na separação e no divórcio, todos perdem: o casal, que vê sua vida familiar fracassada, e os filhos, que não vão mais morar com o pai e a mãe ao mesmo tempo na mesma casa. O importante é deixar claro que os pais se separam como casal, não como pais. O papel dos pais (função parental) não termina com a separação e o divórcio, o papel de ambos continua a ser ajudar os filhos a crescer e a construirem a sua identidade. Os filhos não se divorciam dos pais. Quanto melhor os pais separados exercerem o seu papel de pais (independentemente de serem divorciados), mais apoiados e cuidados os filhos se sentirão. Os filhos precisam dos dois pais, pois cada um deles tem um papel fulcral nas suas vidas.

Tal como divórcio não é culpa dos filhos, também evitá-lo ou fazer com que os pais voltem a ficar juntos não é responsabilidade dos filhos. Aliás, na maioria dos casos, por muito que os filhos gostassem ou desejassem que os pais voltassem a ficar juntos tal acaba por não acontecer.

Cada vez mais observamos separações e divórcios a acontecer e a procura de acompanhamento psicológico para estas situações tem vindo igualmente a crescer. O acompanhmento psicológico aos filhos (consulta infantil/juvenil) ou mesmo aos pais (consulta de Aconselhamento Parental) poderá ser muito benéfico para toda a reorganização e restruturação familiar.

É fundamental que compreenda, enquanto pai, mãe e adulto, que não é o divórcio em si que poderá ter consequências negativas quer para o casal como para as crianças: é a forma como o divórcio é conduzido e o modo como o casal se separa.



105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page