Pensamentos Intrusivos!

Quantas vezes já fomos “assaltados” por pensamentos ou imagens que desejaríamos não ter…pensamentos irritantes ou até mesmo bizarros e repudiantes?

Pensamentos intrusivos são pensamentos que entram constantemente na nossa mente contra a nossa vontade e aparecem frequentemente em momentos impróprios, causando ansiedade significativa. Podem aparecer como flash e sem contexto ou associados a uma preocupação particular ou a uma situação específica de vida.

Costumo utilizar a metáfora do “Elefante Cor de Rosa” em consulta, para percebermos como por vezes funciona o nosso cérebro. Dou a instrução a pequenos e graúdos: “Não Pense…(e volto a reforçar) NÃO PENSE no elefante cor de rosa”! A maior parte das vezes (se não todas), as pessoas riem e eu pergunto se não conseguiram cumprir a instrução e pensaram mesmo num qualquer elefante cor de rosa! Por vezes, em certos pensamentos, quanto mais os tentamos suprimir e eliminar, mais persistentes eles ficam. Por isso, quando com a melhor das intenções, dizemos a alguém: “Não penses nisso…”, podemos perceber que apesar de querermos tranquilizar a pessoa, estamos a fazer involuntariamente que ela pense mesmo no assunto.


O grande desafio reside não nos pensamentos em si, mas sim, na forma como os avaliamos, como lhes damos significado, como tentamos eliminá-los ou como evitamos situações que os despoletam.


Por isso, é importante termos em mente as seguintes regras:

1. Todos temos pensamentos negativos e indesejados.

2. Os pensamentos não são o mesmo que a realidade.

3. Tentar eliminar os pensamentos não funciona.

4. Aceite que eles vão chegar, mas, confronte-os: Isto definitivamente vai acontecer? “O que de pior pode acontecer?” e “Mesmo se isso acontecer, eu estou 100% certo que as repercussões são exatamente como estou a imaginar?

5. Os meus pensamentos não me definem.

Embora possam ser verdadeiramente assustadores, são tidos como um mecanismo normativo de funcionamento do cérebro. No entanto, é na sua frequência, intensidade e interferência que deve residir a nossa atenção, pois quando instalados, têm tendência a retroalimentarem-se, gerando um círculo de pensamentos negativos, catastróficos com preocupação excessiva na maior parte das vezes irreal. Os pensamentos intrusivos podem aumentar os sintomas de ansiedade e podem também estar associados a várias Perturbações na Saúde Mental, que requerem intervenção.


Lembrem-se do duplo significado da palavra MENTE=MENTE (da mente e de mentir). Pensamentos não são realidade. São só pensamentos!

0 visualização