top of page

O que é o Hipnoparto

O que é o Hipnoparto?


A Hipnose clínica ajuda na preparação para o parto, assim como na recuperação pós-parto, ou seja, para além de poder ser usada em todo o processo gestacional, permite um relaxamento psicológico (diminuição da ansiedade) e fisiológico (ajudando os músculos a trabalharem da forma certa durante o parto), reduzindo a necessidade do uso de anestesia durante o parto. No Hipnoparto, a mulher tem consciência das contrações, no entanto utiliza um relaxamento, libertando os analgésicos naturais do corpo humano, as endomorfinas. A Hipnose proporciona aos pais e ao bebé um experiências positivas a nível físico e emocional.


Para além da redução de ansiedade e dor durante o parto, a hipnose tem os seguintes benefícios: - diminui o desgaste físico da mãe e do bebé durante o parto; - diminui a ansiedade durante a gestação; - aumenta a recuperação no pós-parto; - diminui o risco de depressão pós-parto; - diminui o desconforto físico durante a gestação; - estimula os processos naturais fisiológicos durante o parto; -aumenta o autocontrolo emocional durante o parto.


A mãe pode aprender exercícios de relaxamento e de respiração, utilizando sugestões positivas e visualização de imagens agradáveis que permitem relaxar e controlar a dor, o pai também pode participar no processo. Assim, pode-se afirmar que o Hipnoparto proporciona aos pais e ao bebé um conjunto de experiências positivas a nível físico e emocional (Cocco, 2015).

210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page