O Poder das Pequenas Metas



Todos nós temos a tendência de definir erroneamente estratégias para alcançarmos os nossos objetivos do dia-a-dia, e por isso, acabamos por não conseguir alcançar esse objetivo tão desejado. O que costuma acontecer é esperarmos que o comportamento a ser modificado, como os hábitos alimentares, seja algo rápido ou instantâneo ou, até mesmo, com resultados milagrosos, o que nunca acontece, e como não vamos vendo melhorias ao longo do tempo, acabamos por desistir. Quando desejamos modificar comportamentos devemos estabelecer pequenas metas ou etapas para alcançarmos o nosso objetivo final. É extremamente importante, que estes sejam alcançáveis e realistas.


Mas para conseguirmos alcançar os objetivos temos que delinear como os vamos alcançar. Visto que não podemos esperar que conseguimos alcançar uma meta se não fizermos para tal. Por exemplo, não podemos ser médicos se não formos estudar medicina.


Deste modo, se quero fazer uma dieta com o objetivo de melhorar a minha saúde, não iremos certamente cortar da nossa alimentação, numa primeira fase, tudo o que costumamos comer, mesmo que sejam as piores coisas do mundo. Devemos estabelecer pequenas metas, isto é, deixar de comer pouco a pouco determinadas coisas ou reduzir quantidades que queremos eliminar da nossa alimentação, de modo a que o processo seja gradual. Assim, não será um “choque” face ao que estamos habituados e iremos com o tempo acostumarmos ao comportamento desejado porque o fomos assimilando gradualmente e integrando num comportamento habitual.


Este processo de pequenas metas ajudam-nos a alcançar qualquer objetivo estabelecido, e assim, pode ser aplicado a qualquer aspeto das nossas vidas. Como, por exemplo, deixar o vício de roer as unhas. Aplicando o processo a este caso, podemos definir várias etapas. Primeiramente podemos começar por não roer uma determinada unha de um dedo. Quando já consigo controlar a vontade de roer essa determinado unha passamos para mais uma e sucessivamente. Assim, gradualmente, conseguimos chegar ao objetivo de parar com este vício. A conquista de pequenas metas fazem com que nos sintamos confiantes e motivados para a meta seguinte, porque vamos tendo ganhos ao longo dessas metas e estamos cada vez mais perto do objetivo final.


Carla Ferreira

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