top of page

O Papel do PAI



Felizmente longe vai o tempo em que o papel do PAI era colocado em segundo plano…esta figura é uma referência importantíssima mesmo antes do próprio nascimento do bebé, logo desde a gestação. Seja pelo acompanhamento e suporte emocional à mãe, seja pelo vínculo que o mesmo começa a estabelecer com o filho, ainda no útero.

O envolvimento da figura paterna e a sua participação ativa e de qualidade na vida da criança e a proximidade emocional com ela, são fatores protetores no desenvolvimento intelectual, emocional e social, promovendo a segurança, auto-estima, tolerância à frustração e autonomia.

Apesar do conceito e estruturas da família serem dinâmicos e irem sofrendo mutações ao longo do tempo, a importância da figura paterna na vida das crianças e adolescentes mantém-se, pelo que importa alimentar os laços de afinidade, cumplicidade e confiança no que dizemos ser o tempo de qualidade.


E quando o pai não é presente?

A ausência do pai geralmente tem impacto negativo nas crianças e jovens, pode gerar insegurança, havendo estudos que indicam até que estas crianças poderão ter mais vulnerabilidade para um maior risco de desenvolvimento de problemas emocionais e comportamentais. Contudo, isso não é uma regra linear ou algo que não possa ser restaurado e equilibrado. Importa ressalvar, que a ausência do pai não implica necessariamente a ausência da representação da figura paterna, ou figura significativa do género masculino. Esta função pode ser feita por outra pessoa e irá permear o caminho da criança até a fase adulta.

Afinal, o mais importante é desenvolver o vínculo familiar, é ter uma educação equilibrada entre os limites e o amor, respeitando a individualidade da criança.

Diversas investigações, referem que a presença do pai, normalmente está associada a um nível de auto-estima superior às que têm o pai ausente, ou com o qual não convivem ou têm uma relação de pouca qualidade.


O pai é assim um pilar muito importante no desenvolvimento de qualquer criança. Quanto maior for a sua participação e o envolvimento no crescimento e educação da criança, melhor será a qualidade da relação que se estabelece entre ambos!


Feliz Dia do Pai!



65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page