Mudança de hábitos alimentares - Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!

Atualizado: Abr 3

Hoje é o dia marcado pela mudança...tendo redigido a lista de motivos pelos quais pretende mudar hábitos de vida chegou o momento de colocar em prática esta intenção.


O primeiro passo passa por definir uma meta por semana, tomando como exemplo, se até então não lanchava, procure reunir esforços para introduzir um punhado de frutos secos sem sal, uma peça de fruta ou algo rápido e saciante como uma barra natural, sem adição de açúcar. Se no seu caso tem consciência que a sua maior lacuna é à refeição de almoço ou jantar, procure reduzir as porções, otimizando a dose de vegetais e/ou incluir com maior frequência peças de carne/peixe grelhados, cozidos, estufados ou assados com pouco molho. Procure variar no tipo de acompanhamento e de peça de carne e peixe, de forma a não consumir sempre o mesmo teor de gordura. Aliado a isso, não se esqueça de incluir leguminosas na sua rotina alimentar semanal, fruto da sua riqueza em proteína vegetal, hidratos de carbono de absorção lenta, fibra alimentar e minerais como o ferro e o magnésio, entre tantos outros. Este fator é também importante numa perspectiva de variedade, dado a intitulada dieta estar associada a grande monotonia.


O segundo passo passa por não sentir fome e para isso, deve procurar ingerir refeições de 3h em 3h. Caso tenha muita dificuldade na gestão do tempo fruto da carga de trabalho, lembre-se que uns frutos secos sem sal, iogurtes de origem animal/vegetal sem adição de açúcar (<5g de açúcar por 100g), uma peça de fruta ou bolachas sem adição de açúcar (idealmente com valor inferior a 6g de açúcar/100g), com ou sem glúten e, com um elevado teor de fibra alimentar (>10g de fibra/100g), podem ser boas soluções, rápidas e saudáveis.


O terceiro passo remete-se à ingestão de água/infusões não açucaradas, ao longo do dia. Uma boa estratégia é procurar beber um copo de água assim que acorda, outro assim que se deita e um antes de qualquer refeição que ingira ao longo do dia. Se procurar manter as 5 a 6 refeições diárias são 5 a 6 copos de água que bebe.


Não sugiro que faça dieta mas sim, que procure ter bons hábitos alimentares ingerindo de tudo na qualidade e quantidade adequadas para si.

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