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Lancheira de praia saudável, é possível?

Atualizado: 6 de jun. de 2023


O Verão é a típica altura do ano em que programas de praia se tornam parte da rotina semanal e de férias. Recorrentemente recai a dúvida sobre que opções alimentares saudáveis, práticas e saborosas podem fazer parte da lancheira de praia.

Durante este período do ano, à semelhança do que acontece ao longo de todo o ano, a hidratação é outro fator a ter em conta e que detém particular importância. A ingestão de água, águas aromatizadas sem açúcar (ex: com gengibre, limão, casca de fruta...) e chás frios sem adição de açúcar são excelentes aliados, em particular, nos dias de maior calor.


Partilho consigo algumas sugestões alimentares a incluir na sua lancheira de praia, numa ótica de um estilo de vida saudável:

- Saladas com base de quinoa/trigo sarraceno/massa integral ou sem glúten + frango/atum conservado em água/ovo + legumes crus podendo variar entre 4-5 combinações de entre os seguintes: um tomate médio, beterraba, pimento, cenoura, folha de espinafres, folha de agrião, rabanetes, couve-roxa, alface, alface-roxa, rúcula. Para temperar, utilize preferencialmente azeite virgem extra e vinagre (evite outro tipo de molhos, em particular os de compra)

- Sandes de pão de massa mãe/de centeio + frango/atum conservado ao natural/ovo/queijo fresco de cabra/salmão fumado + rúcula/folha de espinafre/folha de agrião/cenoura crua/beterraba crua

- Crepioca: misture um ovo + farinha de tapioca + linhaça moída. Leve esta massa a uma frigideira antiaderente, bem quente. Recheie a crepioca com uma fatia de queijo de cabra/sobras de frango/atum conservado em água + salada a acompanhar


Aliado a isto, pode complementar a sua lancheira de praia com snacks saudáveis:

  • Palitos de cenoura/aipo/pepino/beterraba (em cru) + húmmus

  • Uma peça de fruta + um punhado de mix de frutos secos sem sal

  • 2-3 bolachas de arroz ou milho + queijo à unidade/barradas com manteiga 100% sem sal de um fruto seco da sua preferência

  • Um ovo cozido + 2-3 bolachas de arroz/milho

Não se esqueça de complementar o seu dia de praia com alguma atividade física, podendo incluir jogos de raquetes, de bola, caminhadas pelo areal (nas horas de menor calor) ou atividades aquáticas (nadar...). O importante é fazer algum tipo de atividade física, que o entusiasme e motive a não ficar todo o dia deitado na toalha.


Desfrute de umas excelentes férias, aliando o saudável ao agradável

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