top of page

Hipnoterapia na gravidez

De acordo com o médico psiquiatra Erickson (1901-1980), a Hipnose é um estado alterado de consciência em que a pessoa se concentra na voz do terapeuta para se focalizar nas suas emoções e permite-nos aceder ao inconsciente de uma forma natural, encontrando soluções para os nossos problemas/bloqueios. As defesas do indivíduo baixam, sendo que fica mais recetivo a sugestões dadas ao inconsciente para atingir o seu objetivo terapêutico.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a hipnose pode ser utilizada como técnica coadjuvante e 90% das pessoas conseguem entrar em estado de hipnose.

“A hipnose é um procedimento durante o qual um pesquisador ou profissional da saúde, sugere que um cliente, paciente ou indivíduo experimente mudanças nas sensações, perceções, pensamentos ou comportamento” (American Psychological, Association, 1993)


Benefícios da Hipnoterapia na Gravidez

1. Controlo de peso durante a gravidez

Muitas vezes o apetite durante a gravidez é alterado devido às mudanças hormonais, contudo também existe a “fome emocional” que é caraterizada como uma forma de diminuir o stress e ansiedade durante a gravidez através da alimentação descontrolada.

A hipnoterapia pode ajudar, diminuindo o stress e ansiedade, bem como reprogramando o inconsciente para hábitos de alimentação saudáveis, permitindo uma gestão de peso adequada durante a gravidez.

O aumento controlado de peso é bastante importante para promover a saúde do bebé e da mãe durante a gravidez e no parto.

2. Trabalhar medos e fantasias durante a gravidez

Durante a gravidez são diversos os fatores de stress que poderão aumentar os níveis de ansiedade nos pais, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento saudável do bebé durante a gestação, alterações hormonais na grávida, a vivência do parto, a chegada de um novo membro na família, entre outros.

A Hipnoterapia tem como objetivo trabalhar os medos e fobias existentes na gravidez e no pós-parto, criando desta forma expetativas positivas relativamente a essas fases.

3. Insónia

Durante a gravidez ocorrem mudanças hormonais e no corpo da mulher, que poderão provocar instabilidade no ciclo sono/vigília.

Com a Hipnose clínica, a grávida aprende a relaxar tranquilamente, regulando assim o sono.

4. Prevenção e tratamento da Depressão pós-parto

A depressão pós-parto é um tipo de depressão que pode afetar as mulheres após o nascimento do bebé, afetando por vezes, também os pais, tendo como causas fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Alguns dos sintomas mais comuns são: tristeza, baixa autoestima, distúrbios de sono e de alimentação, cansaço, desinteresse sexual, sentimento de incompetência e isolamento social.

A Hipnoterapia poderá ajudar, aumentando a confiança e autoestima dos pais.

5. Aliviar dores e desconforto durante a gravidez e amamentação

Com a mudança do corpo da mulher podem surgir dores ou algum desconforto, sendo que a Hipnose trabalhará o inconsciente no sentido de diminuir a perceção da dor (no cérebro).

172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page