Como pode a hipnose clínica ajudar as crianças/adolescentes?
A hipnoterapia permite-nos aceder ao inconsciente de uma forma natural, encontrando soluções para os nossos problemas. Possibilita ao sujeito a tomada de consciência dos seus recursos internos e, assim altera determinados comportamentos limitadores, podendo melhorar significativamente a qualidade de vida da criança e do núcleo familiar.
Para além de diminuir os sintomas apresentados, tem também como principal objetivo encontrar a origem do problema, no sentido de controlar os sintomas.
Se a criança/jovem se sentir mais calmo e tranquilo, conseguirá percecionar as situações à sua volta com mais clareza, conseguindo antecipar os problemas e encontrar estratégias para os solucionar.
A hipnoterapia apresenta uma taxa elevada de sucesso nas crianças/adolescentes, uma vez que, estes possuem um grande poder de imaginação e criatividade, permitindo utilizar-se facilmente determinadas técnicas de hipnose.
Um dos grandes benefícios do recurso à hipnose clínica com crianças/adolescentes, permite evitar que problemas mais sérios surjam na vida adulta, uma vez que a infância funciona como o alicerce da nossa vida.
A hipnoterapia para além de ser um estado focalizado de atenção, permite promover a criatividade, estados aumentados de concentração, estados de calma e tranquilidade, funcionando também como uma ferramenta de autoconhecimento, permitindo à criança ou adolescente tomar consciência de recursos internos que até então desconhecia.
Desta forma, a hipnoterapia permite trabalhar as seguintes problemáticas:
· Dificuldades na tomada de decisão;
· Baixa autoestima;
· Dificuldades de aprendizagem;
· Hiperatividade;
· Depressão infantil;
· Fobias;
· Défice de atenção e concentração;
· Ansiedade de performance (testes ou exames);
· Insónias;
· Enurese noturna.
A partir de que idade se pode utilizar a hipnoterapia com crianças?
Poderá utilizar-se técnicas de hipnose com crianças a partir dos 7/8 anos.
Como decorre uma sessão de hipnose clínica com crianças/adolescentes?
Inicialmente realiza-se uma consulta com os pais da criança/adolescente, de forma a realizar uma anamnese da mesma(o) e perceber qual a sua problemática. O hipnoterapeuta faz uma pequena abordagem sobre o que é hipnoterapia e explica aos pais as técnicas a serem utilizadas. Seguidamente, o acompanhamento será realizado individualmente, sem a presença dos pais, em que se tem uma conversa com a criança/adolescente, de forma a estabelecer uma relação de confiança, esclarecendo dúvidas e anseios, para posteriormente se iniciar a intervenção através da hipnose.
É de salientar que, esta terapia varia de acordo com a idade e a problemática, por exemplo, nas crianças, utilizam-se técnicas lúdicas, ou seja, os cenários para uma criança de 8 anos, poderão ser mais infantis comparativamente com um adolescente de 15 anos, no entanto, todas as técnicas são realizadas através da imaginação.
A duração do estado de hipnose depende do tempo de concentração de cada criança, por exemplo, se a criança apresenta défice de atenção, inicialmente poderá não conseguir estar muito tempo sob o estado de hipnose, contudo com o treino realizado no decorrer das sessões, o tempo em que permanece em estado de hipnose aumentará.
Kommentare