Estratégias para estimular o desenvolvimento Linguístico das crianças

Atualizado: Abr 6

Encontramo-nos numa altura em que muitas famílias estão em casa com as suas crianças. O desenvolvimento linguístico é um processo contínuo, dinâmico e gradual. Cada elemento que interage com a criança é um modelo no seu desenvolvimento global, sendo-o também no desenvolvimento linguístico. É importante que aproveite as rotinas e momentos de lazer para estimular e potenciar o desenvolvimento da linguagem oral. Neste sentido, apresenta-se um conjunto de estratégias que poderá colocar em prática:


- Ensinar as palavras nos contextos próprios do dia-a-dia, ou seja, os alimentos e bebidas quando estão à refeição, as roupas quando se estão a vestir, as partes do corpo no banho e os brinquedos enquanto brincam;

- Cantar músicas e acompanhar com gestos;

- Utilizar a mesma palavra em contextos diferentes: “Dá-me a camisola.”, “A tua camisola é amarela.” e “Onde está a camisola?”;

- Conversar sobre o dia-a-dia, descrever o que acontece e falar sobre a criança “A Maria vai ao parque.”;

- Falar do presente, do passado e do futuro: “Agora vamos almoçar.”; “Ontem fomos ao parque.” e “Amanhã vamos ao café.”;

- Ampliar o que a criança diz: “Água” – “Queres beber água?”;

- Fazer perguntas de opção: “Queres água ou sumo?”;

- Brincar com a criança ao faz-de-conta e explicar as caraterísticas dos objetos, como funcionam, para que servem, de onde são e quem utiliza;

- Inventar jogos de ação, como por exemplo, “Uma corrida até à bola vermelha” ou “Saltar e bater as palmas”;

- Fazer jogos em que cada um joga na sua vez, como por exemplo: loto de imagens, dominó, jogo da memória e jogo da pesca;

- Ler livros de histórias simples (grandes e coloridas) e aproveitar para fazer expressões faciais, diversas vozes, apontar imagens. Falar sobre as imagens do livro e mostrar pormenores enquanto lê. Incentivar a criança a dizer o nome das imagens que conhece, reforçando de forma positiva qualquer produção ou tentativa da mesma;

- Fazer perguntas abertas: “O que gostaste mais de fazer hoje?” e “Houve alguma coisa de que não tivesses gostado? O quê?”.


Importa salientar que a utilização das estratégias referidas deve ter em conta a fase de desenvolvimento de cada criança, devendo assim serem adaptadas.


Comece hoje a potenciar o desenvolvimento linguístico das crianças que o rodeiam!

0 visualização