Errar é aprender

Atualizado: 8 de Nov de 2019

"O maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum"


Elbert Hubbard


É frequente a ideia de que errar é uma coisa má e que o devemos evitar a todo o custo. Muitas são as vezes em que ouço desabafos de pacientes que se sentem extremamente ansiosos por fazer a escolha errada, por poderem sequer errar, como se lhes fosse exigido serem sempre perfeitos. Essa exigência, que muitas vezes vem do exterior, acaba por funcionar como pressão e por tornar-se o funcionamento do próprio, causando grande sofrimento e ansiedade.


A verdade é que nos dias que correm, a exigência é cada vez maior e a tolerância ao erro menor. As crianças têm de ser excelentes alunas para mais tarde entrarem na faculdade (porque esse é o único caminho, ou o caminho mais prestigiante); no trabalho não podemos errar ou falhar porque senão somos despedidos; temos de ser sempre bons pais; temos de ser sempre bons filhos; as relações amorosas têm de ser perfeitas e ao mínimo desconforto terminam. A vida não vem com um manual a ensinar-nos a nunca errar, pelo contrário. A vida dá-nos espaço para errar e crescer.


Ou seja, parece que a importância do erro e a sua tolerância ou ficaram esquecidos ou não estão a ser aprendidos. Errar é absolutamente essencial para aprendermos e evoluirmos como seres humanos. Tal como a famosa frase cliché diz 'errar é humano' e errar é mesmo humano. Como teriamos chegado até aqui sem errar vezes sem conta? É errando que aprendemos.

Por vezes, ficamos indecisos quando temos de tomar decisões importantes com medo de errar na escolha. Claro que é importante ponderar as nossas escolhas, mas ponderá-las demasiado com medo de não estarmos a ir pelo caminho 'certo' pode bloquear-nos ou levar-nos a uma elevada ansiedade sem necessidade. É sempre possível voltar atrás ou retirar várias lições nos caminhos que escolhemos. Quantas vezes já achou estar a fazer a escolha certa e mais tarde se apercebeu de ser a errada? Não conseguimos ter sempre certeza de tudo, nem evitar todos os erros e controlar todos os riscos inerentes.


Não tenha receio de errar. Abrace os seus erros e tolere as suas quedas, porque elas servem de alavanca ao seu desenvolvimento e crescimento.


#erraréhumano

#erraréaprender





0 visualização