top of page

Diferenças entre Transe, Hipnose e Hipnoterapia...

Atualizado: 6 de jun. de 2023


Não há hipnose se não existir transe, apesar de poder existir transe sem existir hipnose. Por essa razão importa perceber primeiro o que é o transe e só depois a relação deste fenómeno com a hipnose e com a hipnoterapia.

O termo transe refere-se a um fenómeno da mente, a um estado que se poderá equiparar a um sonhar acordado, em que a mente está focada, sendo muitas vezes experimentado pelas pessoas quando estão em meditação, a ouvir música, a ouvir uma comunicação desinteressante, a conduzir ou quando estão apenas cansadas, dirigindo o pensamento noutro sentido que não o do que está a acontecer no momento e à sua volta. Estas são formas de transe naturais. Com isto introduz-se a ideia de que o transe pode ser também um estado induzido por alguém. Seja um transe natural ou induzido, pode afirmar-se que o transe é sempre transe, ou seja, tem as mesmas características em qualquer das situações.

Tendo em atenção estes aspectos generalistas relativos aos conceitos de transe, pode-se dizer que a hipnose é apenas um conjunto de procedimentos através dos quais o individuo é conduzido a um estado de transe. Quando se utiliza a indução do transe (hipnose) com fins terapêuticos, falamos de hipnoterapia.

Para ajudar a perceber melhor a hipnose importa explicar que esta, enquanto procedimento de indução do transe, pode ser utilizada com fins terapêuticos, como já referido, mas também com fins lúdicos. A diferença entre as duas não está tanto no estado de transe em si, mas nos procedimentos de indução, de condução de todo o processo e nos fins de uma e de outra. Podendo haver algum procedimento ou princípio de um tipo de hipnose utilizado no outro, acabam por ser distintos na forma e nos resultados.

Em relação à dimensão terapêutica da hipnose, existem três grandes abordagens ou modelos vulgarmente utilizados: o modelo autoritário, o modelo do relaxamento muscular progressivo e o modelo da hipnose conversacional. No modelo autoritário existem acções e comandos autoritários para entrada em transe, em que o indivíduo tem pouca ou nenhuma margem de escolha, sendo feitas as sugestões que quem conduz a hipnose entende válidas e com os propósitos que considera ajustadas. Neste caso, o cliente tem uma postura passiva, de receptor. No modelo de relaxamento muscular progressivo, recorre-se à sugestão de relaxamento como forma de induzir e aprofundar o transe. Neste modelo, o cliente é conduzido pelo terapeuta na busca da cura ou solução que se pretende, de acordo com guiões pré-existentes, sob a forma de metáforas ou de sugestões directas, em que se procura integrar os aspectos relativos à problemática do cliente, convidando-o a envolver-se na história que está a ser contada e através dela, a resolver o que apresenta como problema. No modelo da hipnose conversacional, também designada por abordagem ericksoniana, a indução do transe é feita a partir da conversação entre o terapeuta e o cliente, não estando sujeita a uma abordagem definida previamente, envolvendo continuamente o cliente, utilizando os seus recursos, crenças e valores. Neste modelo o cliente é o centro de todo o processo terapêutico, em que o objectivo não é o transe mas levar o cliente ao estado que pretende alcançar.

Fora da hipnoterapia, pode-se falar da hipnose com fins lúdicos, ou seja, da hipnose de palco ou da street hipnose, associados a formas de indução de transe próprias do modelo autoritário. Neste caso utiliza-se, em regra, a criação de um desequilíbrio físico e mental momentâneo e inesperado, provocando surpresa e desorientação, seguidos de comandos de entrada em transe. Neste caso, o individuo que se presta a esta situação é apenas parte do espectáculo em que decidiu participar.

Em qualquer dos modelos referidos é possível encontrar um denominador comum e que é o recurso à sugestão, seja para induzir o transe, convidar à visualização, ou promover a cura. Quanto mais próxima da realidade do cliente for a sugestão, maior a sua eficácia.

Surge como oportuno explicar que é possível entrar em transe através de outras abordagens, como por exemplo a meditação. Nesta dimensão, a experiência desse estado de transe pode surgir por iniciativa do próprio ou pode ser guiada, sem, no entanto, haver nem interacção nem a sugestão de cura. Os propósitos da meditação são absolutamente distintos dos da hipnoterapia, apesar de haver uma aparente coincidência de estados da mente.

912 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page