Como ser mais produtivo/a?

O teletrabalho veio revolucionar o nosso quotidiano e é normal que a motivação decresça nesta altura, uma vez que estávamos habituados a associar a nossa casa a momentos de lazer e não de trabalho. Contudo, existem algumas dicas que o irão ajudar a priorizar o seu trabalho e tornar-se mais produtivo estando em casa, sendo que poderá também utilizá-las quando voltar ao seu trabalho presencial.


1. Limpar e organizar o espaço de trabalho – esta deve ser das primeiras tarefas a ter em conta, uma vez que o espaço de trabalho vai influenciar bastante a sua produtividade. É importante ter uma mesa/secretária limpa, organizada e com o material necessário à mão, para não perder tempo a procurá-lo – isto vai trazer-lhe uma maior clareza e foco nas suas tarefas.


2. Perceba quais são os seus períodos de maior produtividade – há quem tenha um horário estabelecido, mas para quem tem maior flexibilidade será importante explorar quais serão os seus períodos de maior produtividade - há quem seja uma morning person, mas há quem prefira trabalhar de noite. Contudo, é necessário ter cuidado para não desregular demasiado os horários de trabalho habituais, uma vez que um dia terá que regressar ao trabalho presencial, e depois poderá ser mais difícil voltar a habituar-se.


3. Faça um horário de trabalho.


4. Faça uma lista ou um plano claro das tarefas que necessita de realizar e comece por concretizar as tarefas prioritárias – começar o trabalho por pensar e organizar o que se tem para fazer não é uma perda de tempo, mas sim um ganho, o que se irá refletir posteriormente no processo e no resultado.


5. Escreva os objetivos e metas a que se propõe – deverão ser objetivos concretizáveis e deverão ser escritos para ficar mais organizado e para ter um estímulo visual.


6. Crie incentivos para quando atingir os seus objetivos no tempo estipulado – permita-se comer um chocolate quando acabar um relatório, por exemplo. Contudo, também deve estipular uma penalidade caso não o consiga, como por exemplo não poder ver uma série que gosta nesse dia.


7. Esqueça o multitasking – foque numa tarefa de cada vez, uma vez que isso irá ajudar na qualidade do resultado final.


8. Faça pausas – trabalhar demasiado tempo seguido leva a uma menor rentabilidade.


9. Elimine possíveis distrações do seu campo de visão, como o telemóvel - estabeleça um tempo para poder dedicar a essas tarefas.


10. Procure ajuda com os seus colegas quando não está a perceber alguma tarefa – vai fazê-lo ganhar tempo.


11. Descanse o suficiente, mas não durma demais, e hidrata-se.


12. Estabeleça algum tempo de lazer todos os dias, para fazer atividades prazerosas (e.g., ver um filme, ler um livro, dar uma caminhada, etc).


Iara Videira

0 visualização