top of page

Como ser mais produtivo/a?

O teletrabalho veio revolucionar o nosso quotidiano e é normal que a motivação decresça nesta altura, uma vez que estávamos habituados a associar a nossa casa a momentos de lazer e não de trabalho. Contudo, existem algumas dicas que o irão ajudar a priorizar o seu trabalho e tornar-se mais produtivo estando em casa, sendo que poderá também utilizá-las quando voltar ao seu trabalho presencial.


1. Limpar e organizar o espaço de trabalho – esta deve ser das primeiras tarefas a ter em conta, uma vez que o espaço de trabalho vai influenciar bastante a sua produtividade. É importante ter uma mesa/secretária limpa, organizada e com o material necessário à mão, para não perder tempo a procurá-lo – isto vai trazer-lhe uma maior clareza e foco nas suas tarefas.


2. Perceba quais são os seus períodos de maior produtividade – há quem tenha um horário estabelecido, mas para quem tem maior flexibilidade será importante explorar quais serão os seus períodos de maior produtividade - há quem seja uma morning person, mas há quem prefira trabalhar de noite. Contudo, é necessário ter cuidado para não desregular demasiado os horários de trabalho habituais, uma vez que um dia terá que regressar ao trabalho presencial, e depois poderá ser mais difícil voltar a habituar-se.


3. Faça um horário de trabalho.


4. Faça uma lista ou um plano claro das tarefas que necessita de realizar e comece por concretizar as tarefas prioritárias – começar o trabalho por pensar e organizar o que se tem para fazer não é uma perda de tempo, mas sim um ganho, o que se irá refletir posteriormente no processo e no resultado.


5. Escreva os objetivos e metas a que se propõe – deverão ser objetivos concretizáveis e deverão ser escritos para ficar mais organizado e para ter um estímulo visual.


6. Crie incentivos para quando atingir os seus objetivos no tempo estipulado – permita-se comer um chocolate quando acabar um relatório, por exemplo. Contudo, também deve estipular uma penalidade caso não o consiga, como por exemplo não poder ver uma série que gosta nesse dia.


7. Esqueça o multitasking – foque numa tarefa de cada vez, uma vez que isso irá ajudar na qualidade do resultado final.


8. Faça pausas – trabalhar demasiado tempo seguido leva a uma menor rentabilidade.


9. Elimine possíveis distrações do seu campo de visão, como o telemóvel - estabeleça um tempo para poder dedicar a essas tarefas.


10. Procure ajuda com os seus colegas quando não está a perceber alguma tarefa – vai fazê-lo ganhar tempo.


11. Descanse o suficiente, mas não durma demais, e hidrata-se.


12. Estabeleça algum tempo de lazer todos os dias, para fazer atividades prazerosas (e.g., ver um filme, ler um livro, dar uma caminhada, etc).


Iara Videira

96 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page