top of page

Como melhorar os níveis de bem-estar em 11 passos?

Atualizado: 7 de nov. de 2021


Muitas vezes a necessidade de transformar a nossa postura perante a vida surge devido a um período complicado que enfrentamos no presente ou mesmo por um evento difícil que tenhamos vivido no passado.


No entanto, muitas pessoas recorrem a consulta de psicologia porque pretendem "simplesmente" melhorar a forma como enfrentam o dia-a-dia e lidam com o stress, com o intuito de potenciar a sua qualidade de vida. Este motivo faz todo o sentido se pensarmos que podemos ser os principais agentes no controlo da nossa vida, optimizando cada vez mais o nosso bem-estar.


Assim, desafio-o a implementar na sua vida os seguintes 11 passos e a apreciar as diferenças na sua postura perante a vida:


1. Foque-se na construção de memórias quando vivencia novas experiências - “Tentei memorizar o que me rodeava.”


2. Pratique a auto-congratulação e o elogio pessoal - “Disse para mim próprio(a) como estava orgulhoso do que fiz.”


3. Intensifique os seus 5 sentidos quando vivencia uma experiência. Foque-se no Aqui e Agora. - “Concentrei-me e evitei distrações.”


4. Fomente a comparação positiva entre os acontecimentos da sua vida - “Relacionei este acontecimento com outros acontecimentos passados e recordei-os.”


5. Promova as relações familiares e sociais na sua vida. Quando temos uma vida social ativa devemos promover a partilha com outros, de forma a prolongar as sensações positivas - “Pensei partilhar estas recordações mais tarde com outras pessoas.”


6. Abstraia-se - “Fechei os olhos, relaxei e aproveitei o momento.”


7. Faça uso do seu corpo com manifestações físicas de energia - “Dei pulos de alegria, expressei um grande sorriso, dei-te um grande abraço.”


8. Aproveite cada momento e tome consciência temporal - “Lembrei-me que em breve tudo estaria acabado.”


9. Promova um pensamento curioso e ativo na busca de solução - “Pensei em várias maneiras disto ter corrido melhor.”


10. Priorize um padrão de sono e alimentar saudáveis e a ingestão de água ao longo do dia. Pratique desporto pois o mesmo produz de substâncias químicas, responsáveis pelo nosso bem-estar e energia.


11. Garanta uma rotina estável e previsível, com um horário regular. Se organizarmos melhor o nosso tempo, evitamos correrias de última hora.


Seja criativo e reinvente-se.

Boa sorte!


Diana Fonseca

Psicóloga Clínica

138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page