top of page

Como aumentar a concentração nas crianças?

Muitos dos problemas de aprendizagem que as crianças evidenciam prendem-se com a falta de atenção e concentração com que enfrentam os desafios escolares. Apesar de a sua manifestação ser maior na escola, por ser um contexto mais específico e direcionado, há também evidências em casa às quais os pais devem estar atentos. Existem estratégias que podem e devem ser aplicadas em casa de forma a potenciar o nível de concentração e atenção do seu filho.


Leve os seus filhos a visitar locais onde seja imposto momentos de silêncio, atenção e concentração como igrejas e museus. Incentive ao máximo a concentração em apenas uma tarefa, retirando aquilo que os possa distrair da atividade principal. A concentração pode também ser treinada apelando a exercícios de memorização. Ter a oportunidade de lhe contar uma história e momentos ou dias mais tarde pedir para o seu filho lhe contar pormenores importantes dessa história, revela-se extremamente útil na estimulação da atenção.


O jogo é um aliado também bastante forte, uma vez que proporciona momentos divertidos entre vós mas ao mesmo tempo promove a concentração. Pode optar por jogos com regras como o monopólio ou o UNO, de forma a que o seu filho entenda a lógica e a memorização das regras; jogos de concentração como o xadrez e puzzles, estimulando também a parte cognitiva; e jogos de palavras que lhe permitem um aumento de vocabulário e igualmente níveis de concentração.

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page