top of page

Cessação Tabágica com Hipnose Clínica

O tabaco é um vício bastante prejudicial para o ser humano, para além de prejudicar a si mesmo, o fumador afeta também a grande maioria de pessoas que o rodeiam. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabaco tem sido considerado um problema de saúde pública, sendo uma das causas da mortalidade em todo o mundo.


A hipnose clínica é um excelente aliado contra o tabagismo, já que permite reprogramar o inconsciente, eliminando o hábito de fumar, de uma forma eficiente. Permite que o sujeito deixe de fumar sem qualquer desconforto, não tendo que recorrer a substituição.

A hipnose permite que o indivíduo tome consciência dos seus recursos internos e, assim altere determinados comportamentos limitadores.

É um estado em que a pessoa se concentra na voz do terapeuta para se focalizar nas suas emoções. As defesas do indiví­duo baixam, sendo que fica mais recetivo a sugestões dadas ao inconsciente para atingir o seu objetivo terapêutico.

Muitas pessoas possuem a crença de que não conseguem deixar de fumar, pois existe uma dependência física e psicológica. Verifica-se que, 48 horas após deixar de fumar, a nicotina é eliminada do corpo e a hipnose ajuda a eliminar os sintomas de privação deste produto químico, bem como desassociar o tabaco a determinadas situações, pessoas ou estados de stress ou ansiedade.

Com o facto de deixar de fumar, verifica-se uma melhoria no paladar, no entanto, as técnicas de hipnose aplicadas, permitem ao sujeito controlar o apetite e não substituir o tabaco por alimentos.

Os benefícios são significativos, após deixar de fumar: diminuição de problemas cardíacos e risco de morte precoce, redução da tosse e infeções respiratórias, os dentes e a pele ficam mais saudáveis, além do substancial retorno financeiro.


A hipnose para além de aumentar a motivação para deixar definitivamente de fumar, ajuda a lidar com questões que provocam ansiedade, aumentando desta forma a tranquilidade e o autocontrolo.

526 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page