Adaptar ao COVID 19? Como?

Atualizado: Abr 3



Vivemos momentos difíceis, diferentes, inesperados, que naturalmente causam ansiedade, angústia, incerteza. É normal sentimentos de desesperança, tristeza, angústia. É normal incerteza. É normal apresentar sintomas de ansiedade. É normal.

O que costuma fazer quando se sente ansioso? Que estratégias utiliza? Respirar fundo, contar até dez, meditação, escrever um diário, conversar com amigos ou familiares...

Há algumas estratégias que podemos utilizar que podem ajudar a diminuir os sintomas, tais como:

- Proteger-nos da exposição aos meios de comunicação social – que muitas vezes não nos transmitem mensagem de resiliência e contribuem para o aumento da ansiedade.


- Procurar fontes de informação fidedignas – ter informação sobre a situação traz-nos sensação de controlo e de auto-eficácia o que nos permite lidar de forma adaptativa e positiva com o momento que estamos a vivenciar.


- Manter rotinas – trazem sensação de controlo e previsibilidade, regulam o sono e o humor.


- Contactar com pessoas importantes como amigos ou familiares e conversar sobre o impacto que a situação está ter sobre si. Falar não somente sobre as notícias mas sobre emoções, sobre o que está sentir, o impacto que está a causar na sua vida, como está a vivenciar a situação – falar sobre emoções permite-nos elaborar sobre os acontecimentos, mantém-nos em contacto com os outros, faz-nos sentir que não somos os únicos, partilhar experiências, ter e dar suporte.


- Utilizar estratégias de coping positivas como delinear objetivos e prioridades, relaxamento, humor, atividades de lazer que provoquem prazer, exercício físico, psicoterapia, apoio social, escrever... – utilizar ativamente estratégias positivas contribuem para a sensação de auto-eficácia e sensação de controlo que influenciam o nosso estado de espírito.


Dê-se tempo para se adaptar e dê tempo para reflexão pessoal e crescimento pessoal.

Se sentir necessidade não hesite na procura de ajuda formal, como a psicoterapia.

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