A Importância da Leitura de Histórias no Desenvolvimento Linguístico da Criança

Tem o hábito de ler histórias às crianças? Sabia que as histórias são um excelente recurso no seu desenvolvimento linguístico?


Através das experiências e vivências das rotinas das crianças é possível potenciar e estimular o desenvolvimento da linguagem oral. A leitura de histórias desempenha um papel significativo neste desenvolvimento e está presente na rotina de muitas famílias, mas é importante que seja realizada de forma dinâmica, havendo interação entre adulto e criança ao longo da história.

Neste sentido, é fulcral que o adulto opte por recorrer a expressões faciais, produza diversas vozes, realize comentários sobre imagens ou pormenores, fale sobre o que sentem as personagens e porque agem de determinada forma e incentive a criança a participar na história, através da nomeação e identificação de imagens ou da imitação de sons, por exemplo.

No final, é importante que crie espaço para conversar, debater, comentar e recontar de forma simples a história, fazer perguntas, avaliar as reações da criança, valorizando-as, fazendo perguntas ou comentários sobre as mesmas.

Para além disso, há vantagens na leitura da mesma história, uma vez que a criança já estará familiarizada com a mesma, o que se traduzirá em mais oportunidades de participar ao longo da leitura, fazer comentários e perguntas, acrescentar detalhes e personagens e relembrar pormenores da história ou contar partes da mesma.

É a partir do segundo ano de vida que a criança demonstra maior interesse e pode participar de forma mais ativa nas histórias, podendo estas ser mais extensas e detalhadas.

A nível linguístico, a leitura de histórias promove a expansão lexical e frásica, o estabelecimento de relações entre palavras, a memória auditiva, a discriminação auditiva, o desenvolvimento da consciência fonológica, a interação verbal e não-verbal, a intencionalidade comunicativa, a troca de turnos conversacionais e estimula a criatividade, que assume um papel importante na aprendizagem da leitura e escrita.

78 visualizações