top of page

O que é a consciência fonológica?

Atualizado: 6 de jun. de 2023

Sabia que a consciência fonológica é um dos mais importantes pré-requisitos para a aprendizagem da leitura e da escrita?


A consciência fonológica é uma habilidade metalinguística que permite compreender que a linguagem oral pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas. Permite perceber que as sílabas se repetem em palavras diferentes, que há palavras que rimam, que certas palavras iniciam ou terminam com o mesmo fonema e que existem regras de correspondência entre fonema e grafema. Para a aquisição da leitura e da escrita no Português - ortografia alfabética – é imprescindível compreender que cada unidade escrita (grafema) se relaciona com uma unidade sonora (fonema), sendo necessário recorrer à consciência fonológica para estabelecer esta relação.


O desenvolvimento da consciência fonológica faz-se, primeiramente, em unidades maiores, como é o caso das palavras e das sílabas, e progride até à perceção de unidades menores, como é o caso dos fonemas.


Esta competência subdivide-se em quatro níveis: consciência de palavra – refere-se à segmentação da linguagem oral em palavras; consciência silábica – capacidade de identificar e manipular as sílabas; consciência intrassilábica – capacidade de identificar e manipular unidades que formam a sílaba – e consciência fonémica – capacidade de refletir sobre os fonemas que constituem as palavras.


É em idade pré-escolar que as crianças adquirem sensibilidade à estrutura fonológica oral, podendo para isso ser realizadas atividades que envolvam rimas, lengalengas e trava-línguas, promovendo assim este desenvolvimento.


O desenvolvimento completo da consciência fonológica só se conclui por volta dos oito anos de idade. Será o nível de consciência fonológica do seu filho adequado à sua faixa etária? Venha perceber connosco!




129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page