Pedro Frazão

Psicologia Familiar e de Casal

Sobre Mim

A psicoterapia parte de formulações baseadas em evidências científicas e de um conjunto de técnicas, mas a sua essência mantém-se fiel a essa espécie de arte que é a relação humana. A transformação em terapia deve-se em grande parte à força da aliança terapêutica, em menor parte às técnicas utilizadas, e também às caraterísticas do paciente e do terapeuta.

 

Esta arte da relação aperfeiçoa-se, mas não se ensina. Quero com isto dizer que nasce a partir de uma posição de curiosidade, de uma tentativa de entendimento do mundo, da realidade, do próprio, do outro, de esboços para tentar dar sentido à vida. Assim, o psicoterapeuta é aquele que acompanha a teia de histórias e de mundos que cada pessoa tem dentro, que a ajuda a desatar algumas teias, nós e dores, que coloca hipóteses, que gera transformação implicando-se na vida do outro.

 

Dos vários anos a exercer esta arte da relação, retenho os encontros e os desencontros, as esperanças e as descrenças, as possibilidades e as impossibilidades, mas sobretudo a imensa capacidade de luta e de regeneração que os seres humanos têm. Trabalhei e trabalho com adolescentes, adultos, casais e famílias, partilho as minhas experiências e ideias num grupo de supervisão clínica, faço algumas palestras, colaboro em investigações científicas e escrevo alguns textos em revistas da especialidade.

Formação Académica e Profissional

  • Licenciatura em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

  • Pré-especialização na área de Psicologia Social Clínica

  • Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

  • Curso de Intervenção Sistémica, ministrado pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar

  Áreas de Atuação

Psicologia Adultos

Terapia de casal

Terapia familiar

Comportamentos autolesivos

Temas LGBT