Image by Juliane Liebermann

Patrícia Castanheiro

Psicologia Clínica

Sobre Mim

Desde sempre as pessoas estiveram muito presentes na minha vida, prezando muito o tempo destinado às interações. Estar em relação trazia-me uma satisfação acrescida e, à medida que os anos foram passando, tornava-se cada vez mais clara a necessidade de poder assemelhar o que viria a ser a minha atividade profissional àquilo que me dava mais prazer nos meus tempos livres e, estar com o outro era uma parte importante desse tempo.

Foi, assim, que este meu caminho de trabalhar, segundo uma relação de ajuda, se tornou real e um sentido de utilidade crescente veio trazendo uma realização pessoal enorme.

Constatar que posso ter um papel pessoal, enquanto indivíduo que pertence à sociedade, mas também assumir um papel profissional acrescido e importante a essa mesma sociedade, gera uma sintonia entre aquilo que eu sou, os meus objetivos e valores.

A minha formação académica e profissional enquadra-se no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde e a minha experiência estende-se aos contextos clínicos privados, escolar e hospitalar.

Acresce uma vertente adicional, pela qual tenho muito carinho e a qual diz muito sobre o meu início de carreira e prática psicológica, que é a área da Psicologia da Saúde e da Doença, ligada à promoção da saúde e à promoção da adaptação psicossocial à doença física medicamente diagnosticada.

Ao longo do meu percurso profissional, tenho vindo a intervir com adultos, crianças, adolescentes e suas famílias, alargando a intervenção a diversas faixas etárias.

Desperta-me uma intensa curiosidade a complexidade do ser humano e como as suas vivências, ideias e crenças se manifestam tão directamente interligadas às atitudes, reações e modos de agir.

Procurar por compreender o que explica estas variações é um caminho, realmente, bonito de se fazer, numa dinâmica colaborativa entre terapeuta e paciente, em que, juntos, exploramos diferentes realidades.

É, neste caminho desafiante, que também se exploram potenciais e se promove um desenvolvimento pessoal contínuo, confrontando os obstáculos da vida e iniciando uma busca pela resiliência que nos move.

IMG_3194.jpeg

Formação Académica e Profissional

  • Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde – Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

  • Especialização Avançada em Dependências Químicas e Comportamentais, pelo Instituto CRIAP

  • Curso Prático de Intervenção em Luto, pelo Instituto Português de Psicologia

  • Workshop Supporting Bereaved Children and Adolescents, pelo Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE

  • XIII Congresso da Academia Portuguesa de Psico-Oncologia, APPO

  • Workshop Intervenção na Dor Crónica, pela Universidade Lusófona

  • Curso Avançado em Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, pelo Instituto CRIAP

  • Curso Avançado de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção, pelo Instituto CRIAP

  • Curso de Discalculia: Avaliação e Intervenção, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, ISPA

Captura de ecrã 2021-10-04, às 18.56_edited.jpg

  Áreas de Atuação

Psicologia Adultos

Psicologia Infantil e Juvenil

Avaliação Psicológica

Terapia Cognitivo-Comportamental