Image by Clark Young

Margarida Marques

Psicóloga

10A67F3A-43E4-466B-A167-EA35C6A534CC.heic

Sobre Mim

Para mim, sempre esteve muito claro qual seria o meu caminho. A Psicologia Clínica é uma constante aventura, que nos desafia diariamente a conhecermo-nos a nós próprios e aos outros. Um caminho pautado pela empatia e pela compreensão. Um caminho marcado pela confiança e esperança.  E várias vezes, um caminho que pode ser atribulado, mas que no fim é, sem dúvida, gratificante. 

Ao longo do meu percurso, exerci diversas funções em contexto hospitalar, com diferentes faixas etárias e problemáticas, com foco na depressão, ansiedade e luto. Colaborei com a campanha “Mind the Mind – to Combat the Stigma of Mental Disorders”, que tem como objetivo principal a promoção da educação para a Saúde Mental e, consequentemente, a redução do estigma associado. Além disso, envolvi-me em projetos de voluntariado com crianças e jovens, em contexto de internamento hospitalar, fornecendo apoio e dinamizando atividades lúdicas não apenas com os jovens, mas também com as suas famílias. 

O meu trabalho é sustentado na abordagem cognitivo-comportamental, abordagem essa que esclarece a evidente ligação entre os nossos pensamentos, emoções e comportamentos e que incide habitualmente sobre as dificuldades do “aqui e agora”. 

Acredito, genuinamente, que somos um conjunto de experiências e que aprendemos com todas as pessoas que passaram e passam, diariamente, na nossa vida. E é também essa a magia de ser psicóloga. 

Formação Académica e Profissional

  • Especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;

  • Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;

  • Curso Intensivo de Ansiedade: Competências de Consulta e Intervenção, pelo Centro de Psicologia e Formação;

  • Curso de Luto: Implicações da Pandemia Covid-19 nas Manifestações do Luto, pela Associação Portuguesa Conversas de Psicologia.

Cópia de Cópia de Cópia de Design sem nome-3_edited.jpg

  Áreas de Atuação

Psicologia Adultos e Jovens Adultos

Intervenção Cognitivo-Comportamental

Avaliação Psicológica

Consulta da Ansiedade