Inês Simão

Neuropicologia

Sobre Mim

O gosto pelo estudo das relações entre a fenomenologia comportamental e a dinâmica funcional do cérebro sempre me cativou e foi determinante na escolha da minha especialização.

Sou formada em Neuropsicologia, pós-graduada em Neuropsicologia pediátrica. Ao longo do meu percurso, tenho adquirido experiência clínica em meio hospitalar e em clínica privada, com todas as faixas etárias, em avaliação e reabilitação neuropsicológica. Possuo conhecimento em técnicas de neuroterapia, da criança e do adulto, tendo experiência em EEGs quantitativos, para aferição de alterações cerebrais, e posteriores sessões de treino com neurofeedback. 

Iniciei o meu percurso profissional com população adulta e adultos sénior, maioritariamente com lesões degenerativas (demências) ou adquiridas (AVC´s, Traumatismos Cranianos ou Tumores), mas o interesse pelo acompanhamento neuropsicólogo de crianças e jovens foi crescendo, sendo um dos principais focos da minha intervenção atual.

 

Assim, tenho-me especializado também na avaliação, no diagnóstico e na intervenção dirigida a crianças com suspeita ou rastreios positivos para perturbações do Neurodesenvolvimento, como a Perturbação do Défice de atenção e Hiperactividade, a Perturbação do Espectro do autismo, a Incapacidade Intelectual, as Perturbações Especificas da aprendizagem (Dislexia, Disortografia,Diacalculia), entre outras. 

A par da actividade clínica, tenho gosto pelo trabalho como formadora em acções informativas, formativas e de sensibilização de técnicos, educadores, professores, pais e da comunidade em geral. 

9081C950-8828-4357-A363-467174409D58.heic

Formação Académica e Profissional

  • Doutoranda em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Lisboa

  • Mestrado em Neuropsicologia – Universidade Católica Portuguesa

  • Licenciatura em Psicologia – Instituto Superior de Psicologia Aplicada

 

  • Pós-Graduação em Neuroropsicologia Pediátrica - Instituto CRIAP

 

  • Curso avançado de dislexia – CRIAP

  • Curso intensivo em Perturbações do Neurodesenvolvimento – CADin

  • Psicopatologia da criança e do adolescente

  • Neuroterapia avançada- treino de Neurofeedback em crianças e adultos e electroencefalogramas quantitativos (qEEGs)

  • Formação Técnica no Modelo Applied Behavioural Analysis (ABA) – modelo comportamental dirigido a perturbações do neurodesenvolvimento, com especial impacto no tratamento de doentes do espectro do autismo. 

Cópia de Design sem nome-7_edited_edited.jpg

​Áreas de atuação

Avaliação neuropsicológica

Reabilitação/Intervenção neuropsicológica

Perturbações do Neurodesenvolvimento

Hiperactividade e Défice de Atenção

Perturbação do Espectro do autismo

Incapacidade Intelectual

Dislexia, Disortografia, Diacalculia

 Avaliação e Intervenção na lesão cerebral

Marcar Consulta