Inês Figueiredo

Psicologia Clínica

Sobre Mim

Deve haver pouca sensação de recompensa como aquela que advém da tentativa de ajudar o outro. Do reconhecimento e gratidão de reorientar trajetórias pautadas por turbilhões de acontecimentos. Mas não precisamos de saber muitas coisas para compreender as mais importantes. E, por isso mesmo, a psicologia é um desafio. É sentir a pedra no sapato do outro. É, sobretudo, compreensão, confiança e genuinidade.

E porque tenho em mim todos os sonhos do mundo, nunca é tarde para fazer a diferença na vida de quem nos procura. 

Sou formada em Psicologia Clínica, Pós-Graduada em Intervenções Cognitivo-Comportamentais e em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe. Ao longo do meu percurso, tenho adquirido experiência clínica em meio hospitalar, clínica privada e ao nível da intervenção com populações específicas (e.g. vítimas, sem-abrigos) e com comportamentos de risco (e.g. toxicodependência, prostituição).

O meu contributo no Centro Catarina Lucas centra-se na avaliação psicológica, bem como na intervenção psicoterapêutica com jovens adultos e adultos. Coordeno o Núcleo da Consulta da Ansiedade, bem como a equipa que o integra, área pela qual me interesso particularmente e me tenho vindo a especializar. 

Formação Académica e Profissional

  • Mestrado em Psicologia Clínica, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

  • Especialização em Intervenções Cognitivo-Comportamentais nas Perturbações Psicológicas e Saúde, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

  • Pós-Graduação em Intervenções Cognitivo-Comportamentais com Crianças e Jovens com Problemas de Comportamento, pelo Instituto CRIAP

  • Pós-Graduação em Intervenção em Crise, Emergência e Catástrofe, pelo INSPSIC

  • Curso Avançado em Perícias Psicológicas em Adultos

  • Curso Intensivo em Criminalidade, Vitimologia e Intervenção Psicossocial

​Áreas de atuação

Consulta da Ansiedade

Psicologia de adultos e jovens adultos

Avaliação Psicológica

Orientação Vocacional

Intervenção Cognitivo-Comportamental

Marcar Consulta

Núcleo da Consulta da Ansiedade

 Pelo crescente número de casos de ansiedade quisemos dar uma resposta direcionada e eficaz, a partir de uma abordagem essencialmente cognitivo-comportamental, que apresenta grande evidência científica e resultados robustos.

 

A coordenação desta Consulta, e da equipa que a integra, encontra-se à minha responsabilidade, sendo o meu compromisso diário garantir a qualidade das intervenções realizadas neste âmbito.

Conhecer