Elsa Fernandes

Psiquiatria

Sobre Mim

A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina cuja função é a prevenção, o diagnóstico, tratamento e reabilitação de um variado leque de doenças do foro mental que acometem o ser humano (entre elas, por exemplo, a depressão e as perturbações da ansiedade). 

 

Procuro, na minha prática clínica, o alívio do sofrimento e a promoção do bem-estar psíquico de cada doente, lembrando que cada caso é único na sua história biopsicossocial. O foco do meu trabalho passa, para além do tratamento da doença, por ser capaz de transmitir informação médica de forma simples, clara e sucinta, ajudando a desmistificar e a combater o estigma a que a doença mental tem sido submetida ao longo do tempo.

 

É meu objetivo a prática clínica centrada no doente, nas suas necessidades individuais; um doente que sofre e procura respostas. O doente  a quem devo o melhor cuidado. Porque o que me move é a Psiquiatria. A arte que é ser (do grego), um “curador de almas”. 

Sou docente em regime livre na cadeira de Psiquiatria e Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), bem como autora, e co-autora, de vários artigos e comunicações científicas no âmbito da Psiquiatria Clínica.

Formação Académica e Profissional

  • Mestrado integrado em Medicina pela Faculdade de Ciência Médicas de Lisboa - Nova Medical School (2006-2012).

 

  • Formação Específica em Psiquiatria e Saúde Mental no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria.

  • Dupla Pós Graduação em Sexologia e Terapia de Casal, no Instituto Português de Psicologia.

  Áreas de Atuação

Perturbações do humor

Perturbações de ansiedade

Stress e burnout

Perturbações de personalidade

Perturbações do sono

Perturbações psicóticas

Perturbações neurocognitivas (demências)