Diana Fonseca

Psicologia Clínica

Sobre Mim

Desde cedo que a minha aproximação a realidades psicológicas diversificadas se manifestou com iniciativas voluntárias, contribuindo para o meu sentido atual de carreira profissional. A sensibilidade, respeito e empatia pela vida, pelas histórias, pelas dificuldades e capacidades de cada um de nós é o que me define enquanto pessoa e profissional. Ser psicóloga completa-me por constatar que é possível promover o desenvolvimento psicológico, social, cognitivo e emocional do ser humano.

Psicóloga Clínica, Coordenadora da Área Infanto-Juvenil e membro da equipa da Consulta de Ansiedade, possuo experiência profissional com crianças, adolescentes, adultos e idosos em contexto clínico, centros médicos, escolas e instituições.

Aposto em serviços de promoção e intervenção na saúde mental em diferentes áreas como depressão, ansiedade, auto-estima, dependência e controlo emocional, stress, parentalidade, conjugalidade, entre outros.

Paralelamente à intervenção clínica, trabalho com crianças, adolescentes, pais e professores em contexto escolar com medidas de apoio psicopedagógico e aconselhamento. Elaboro e concretizo planos de intervenção individuais em áreas de dificuldade na aprendizagem como leitura, escrita, flexibilidade cognitiva, atenção e concentração.

Colaboro e Coordeno o Blog do Centro Catarina Lucas e realizo workshops onde abordo, do ponto de vista psicológico, os mais diversos temas e problemáticas das nossas vivências.

Formação Académica e Profissional

  • Licenciatura em Ciências Psicológicas pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

  • Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

  • Especialização em Psicologia Sistémica, Familiar e Comunitária

  • Pós-Graduação em Psicologia e Intervenção em Crise e Emergência pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

  • Curso Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao Álcool pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Núcleo de Psicologia Infantil e Juvenil

Trabalhar com crianças, jovens e famílias foi uma paixão que emergiu ao longo da minha formação e que tem sido reforçada na prática profissional, tanto em contexto clínico como escolar.

 

É, por isso, com muito carinho mas acima de tudo com empenho e profissionalismo que coordeno o Núcleo de Psicologia Infantil e Juvenil, bem como a equipa que o integra.

Conhecer

​Áreas de atuação

 

Psicologia de adultos

Psicologia da Infância e Adolescência

Psicologia do Idoso

Aconselhamento parental

Avaliação Psicológica

Orientação Vocacional

Apoio Psicopedagógico

Psicologia Cognitivo-Comportamental

Psicologia Sistémica e Familiar

Marcar Consulta