Image by Annie Spratt

Consulta da Ansiedade

Viver o presente sem medo do futuro

Como se manifesta a ansiedade?

A ansiedade é um estado emocional caraterizado por momentos de tensão, insegurança e sintomas físicos como falta de ar, ritmo cardíaco acelerado, transpiração excessiva, tremores, tonturas e/ou dormências.

No nosso dia-a-dia, a ansiedade pode ser muito útil, uma vez que nos ajuda a identificar e proteger de situações de perigo. Além disto, a ansiedade pode ter um efeito estimulante ou até mesmo ajudar-nos a preparar para um exame ou entrevista, por exemplo. Contudo, quando a mesma atinge níveis elevados causa interferências significativas no quotidiano, bem como um nível de sofrimento desajustado. Em situações mais graves pode gerar evitamentos e isolamento.

​É, por isso, importante compreender as causas da ansiedade, bem como os mecanismos que a mantêm e reforçam. A ansiedade pode traduzir-se na necessidade de controlo, no medo de voltar a experienciar os mesmos sintomas e, no limite, na ocorrência de ataques de pânico, mesmo na ausência de um estímulo real.

Podem surgir sintomas hipocondríacos, stress pós-traumático, fobias específicas, pensamentos obsessivos e comportamentos ritualizados, entre outros.

C38E4F0A-F828-4CFB-8B07-F9D01A8733B0_1_201_a.heic

Temos um foco elevado na intervenção nas perturbações de ansiedade, trabalhando para encontrar as respostas mais eficazes, com maior evidência de sucesso terapêutico, bem como maior validade científica.

Por esta razão, criar uma consulta específica, revelou-se fundamental. É, para nós, importante assegurar a qualidade da intervenção, garantir o atendimento por profissionais qualificados e promover a formação específica dos nossos técnicos, fatores que acreditamos terem impacto no sucesso terapêutico.

Este Núcleo de atuação trabalha de modo interdisciplinar, procurando soluções e articulando com diferentes áreas, como a Psiquiatria.

Disponibilizámos a Consulta da Ansiedade em todas as idades, com profissionais direcionados para cada faixa etária.

Ansiedade Generalizada

Fobias Específicas

Ataques de Pânico

Agorafobia

Perturbação Obsessivo-Compulsiva

Hipocondria

Ansiedade Social

Perturbação de Stress Pós-Traumático

Ansiedade de Separação

Ansiedade de Desempenho