niklas-rhose-r-EecLdRRww-unsplash.jpg

Consulta de Dependências, Luto e Trauma

“Qualquer lugar onde alguém está contra a sua vontade é, para este alguém, uma prisão." 

Epicteto

Como se manifesta a dependência?

Quando falamos de dependências, falamos de comportamentos marcados por impulsividade e compulsão e que se associam à procura de prazer. A evolução deste padrão afeta negativamente o individuo e as pessoas que o rodeiam nas mais diversas áreas da sua vida.

A dependência pode incidir sobre substâncias ou sobre comportamentos, mas ambas implicam uma “necessidade” psicológica e/ou química da substância ou do comportamento. A dependência traduz-se na perda da liberdade e de escolha condicionando o quotidiano do dependente que vive, age e pensa em função da dependência. Os comportamentos aditivos assumem um lugar central na vida da pessoa, acabando por se sobrepor a outras áreas importantes e interferindo na responsabilidade perante as mesmas, influenciando o equilíbrio psicológico, físico e por vezes financeiro.

Perante uma situação de dependência ou a perceção de risco de a desenvolver é determinante pedir ajuda e procurar compreender as causas e fatores que reforçam ou mantêm a dependência.

Esta intervenção terá por base uma abordagem multidisciplinar, onde diferentes abordagens terapêuticas se integram de acordo com a avaliação das necessidades e capacidades da pessoa, dos familiares e recursos envolventes. Este acompanhamento é direcionado quer para quem vivencia uma situação de dependência, quer para familiares que de forma indireta sofrem os efeitos da adição.

 

Vivência do Luto e do Trauma

A dor de perder alguém pode interferir no nosso funcionamento diário, trazendo consigo sofrimento intenso que põe em causa o nosso equilíbrio diário. Por outro lado, a vivência do luto pode acontecer perante outras experiências de perda, como a perda de um emprego, o fim de uma relação, perda de saúde física, entre outros. Com esta consulta pretende-se acompanhar a pessoa no seu processo de luto, com base na confiança, de forma a que reaprenda a viver sem o que perdeu, procurando construir uma adaptação à nova realidade e repondo o bem-estar. 

O Trauma define-se sobretudo pela nossa reação a um acontecimento percecionado como perigoso, ameaçador ou perturbador. Desta reação, pode resultar um quadro de ansiedade e stress relacionado com acontecimentos e fatores externos e podem desenvolver-se sintomas que influenciam o nosso funcionamento. Assim, o trauma pode relacionar-se com situações de catástrofe, acidentes ou agressão como pode ser resultado de uma experiência de rejeição, negligência emocional ou relações abusivas.

 

É importante não minimizar a existência do trauma em situações consideradas menos catastróficas, pois este pode igualmente ter um grande impacto. Quando as consequências psicológicas de um evento traumático se prolongam no tempo falamos de Stress Pós Traumático, situação na qual o apoio psicológico e por vezes psiquiátrico é essencial. 

Uma equipa focada

Acreditamos que ter profissionais especializados em diferentes áreas faz a diferença na forma como trabalhamos e olhamos para as coisas.

Esta é a equipa que o ajudará a lidar com as situações de dependência, luto ou trauma.

Marcar consulta

Jessica Condeixa

Coordenadora

Porquê uma consulta específica?

O Centro Catarina Lucas tem vindo a desenvolver-se no sentido de proporcionar respostas de foco especializado na intervenção às problemáticas/desafios e necessidades de intervenção de quem nos procura.

Assim, o Núcleo de Dependências, Luto e Trauma demonstrou-se como uma progressão natural da resposta à continuidade da qualidade de intervenção prestada pelo Centro Catarina Lucas, com profissionais qualificados e tecnicamente versados.

Este Núcleo de atuação trabalha de modo interdisciplinar, procurando soluções de modo individual e articulando, sempre que necessário, com diferentes áreas, como por exemplo, a Psiquiatria.

Disponibilizámos a Consulta das Dependências, Luto e Trauma para todas as faixas etárias que se possam confrontar com estas situações, sendo acompanhados por uma equipa especializada e que adaptará a intervenção à fase de desenvolvimento de quem nos procura.

9ECBB62C-C6B3-4FD7-9C0B-E68FD4AEF967_1_2

​Áreas de Intervenção

  • Dependências e Comportamentos Aditivos 

  • Dependência Química (Álcool, Drogas, Psicofármacos)

  • Dependência Comportamental (Jogo, Internet, Compras, Sexo, etc)

  • Dependência Emocional (Co-dependência)

  • Traumas (Rejeição, Negligência Emocional, Relações Abusivas)

  • Situações Traumáticas (Catástrofes, Acidentes, Crises)

  • Perturbação de Stress Pós-Traumático

  • Perda e Luto

 

  • Instagram Catarina Lucas
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon