
Consulta das Dependências
Como se manifestam as dependências?
Quando falamos de dependências, falamos de comportamentos marcados por impulsividade e compulsão e que se associam à procura de prazer. A evolução deste padrão afeta negativamente o indivíduo e as pessoas que o rodeiam.
A dependência pode incidir sobre substâncias ou comportamentos, mas ambas implicam uma “necessidade” psicológica e/ou química da substância ou do comportamento. A dependência traduz-se na perda da liberdade e de escolha condicionando o quotidiano do dependente que vive, age e pensa em função da dependência. Os comportamentos aditivos assumem um lugar central, sobrepondo-se a outras áreas importantes, influenciando o equilíbrio psicológico, físico e financeiro.
Perante uma dependência é determinante pedir ajuda e procurar compreender as causas e fatores que a reforçam ou mantêm.
Esta intervenção terá por base uma abordagem multidisciplinar, onde diferentes abordagens terapêuticas se integram de acordo com a avaliação das necessidades e capacidades da pessoa, dos familiares e recursos envolventes. Este acompanhamento é direcionado quer para quem vivencia uma situação de dependência, quer para familiares que de forma indireta sofrem os efeitos da adição.

Porquê uma consulta específica?
Proporcionamos respostas especializadas na intervenção nas problemáticas/desafios e necessidades dos nossos clientes.
Assim, a Consulta das Dependências surge como uma progressão natural da resposta prestada pelo nosso Centro, com profissionais qualificados e tecnicamente versados.
Este Núcleo de atuação trabalha de modo interdisciplinar, articulado, sempre que necessário, com diferentes áreas, como a Psiquiatria.
Disponibilizámos a Consulta das Dependências para todas as faixas etárias que se possam confrontar com estas situações, sendo acompanhados por uma equipa especializada e que adaptará a intervenção à fase de desenvolvimento de quem nos procura.
Dependências e Comportamentos Aditivos
Dependência Química (Álcool, Drogas, Psicofármacos)
Dependência Comportamental (Jogo, Internet, Compras, Sexo)
Dependência Emocional (Co-dependência)