Image by Rikonavt

Consulta das Dependências

Quando falamos de dependências, falamos de comportamentos marcados por impulsividade e compulsão e que se associam à procura de prazer. A evolução deste padrão afeta negativamente o indivíduo e as pessoas que o rodeiam.

A dependência pode incidir sobre substâncias ou comportamentos, mas ambas implicam uma “necessidade” psicológica e/ou química da substância ou do comportamento. A dependência traduz-se na perda da liberdade e de escolha condicionando o quotidiano do dependente que vive, age e pensa em função da dependência. Os comportamentos aditivos assumem um lugar central, sobrepondo-se a outras áreas importantes, influenciando o equilíbrio psicológico, físico e financeiro.

Perante uma dependência é determinante pedir ajuda e procurar compreender as causas e fatores que a reforçam ou mantêm.

Esta intervenção terá por base uma abordagem multidisciplinar, onde diferentes abordagens terapêuticas se integram de acordo com a avaliação das necessidades e capacidades da pessoa, dos familiares e recursos envolventes. Este acompanhamento é direcionado quer para quem vivencia uma situação de dependência, quer para familiares que de forma indireta sofrem os efeitos da adição.

5536FF38-44EB-4AF7-96F4-F8E984C8191E.heic

Proporcionamos respostas especializadas na intervenção nas problemáticas/desafios e necessidades dos nossos clientes.

Assim, a Consulta das Dependências surge como uma progressão natural da resposta prestada pelo nosso Centro, com profissionais qualificados e tecnicamente versados.

Este Núcleo de atuação trabalha de modo interdisciplinar, articulado, sempre que necessário, com diferentes áreas, como a Psiquiatria.

Disponibilizámos a Consulta das Dependências para todas as faixas etárias que se possam confrontar com estas situações, sendo acompanhados por uma equipa especializada e que adaptará a intervenção à fase de desenvolvimento de quem nos procura.

 

Dependências e Comportamentos Aditivos 

Dependência Química (Álcool, Drogas, Psicofármacos)

Dependência Comportamental (Jogo, Internet, Compras, Sexo)

Dependência Emocional (Co-dependência)